Qual a diferença entre 3G e 4G?

iago | 18:58 | 0 comentários

As redes móveis de Internet para celulares já podem ser encontradas com as tecnologias 3G e 4G, que correspondem à geração dos dispositivos. Isso significa que os celulares podem ter acesso à Internet por meio de uma cobertura que evolui e aumenta sua velocidade a cada dia.

No caso da rede 3G, que surgiu em meados de 2001, podemos citar que a tecnologia agilizou a navegação via dispositivos móveis, garantindo até a execução de downloads, jogos interativos e conferências via celular.

A tecnologia 3G também possibilitou a navegação na Internet em tempo real até mesmo em locais fechados, como elevadores e metrôs.

Já as redes 4G apresentam tecnologia LTE de quarta geração que permite uma navegação com velocidade de quatro a cem vezes superior ao 3G. Além disso, a rede 4G suporta mais protocolos de rede.

A tecnologia 4G já está disponível na Europa, na Ásia e nos EUA. No Brasil, a Anatel leiloou recentemente essa tecnologia, com freqüências na faixa de 2,5 GHz. De acordo com o cronograma da Anatel, a rede 4G, que permite acesso à Internet com até 100 Mbps de velocidade, entrará em operação no Brasil em abril de 2013 nas cidades que vão receber a Copa das Confederações.

Hoje, os dois padrões que competem pelo mercado de 4G são o WIMAX, com a versão 802.16M, e o LTE Advanced (Long term evolution).

Algumas operadoras brasileiras estão em fase de teste do 4G. O Brasil já possui uma rede 3G bastante evoluída.

Comparação de velocidade entre 3G e 4G:
- A rede 3G possui velocidade mínima de 144Kbps
- A rede 4G real possui velocidade que varia de 100 Mbps até 1 Gbps

Um arquivo MP3 que levaria 4 minutos para ser baixado numa rede 3G pode levar apenas 10 segundos para ser baixado em 4G

Category:

0 comentários